laminacao

 

Processo de Laminação UV

A laminação é um processo que consiste na aplicação de uma Película de protecção transparente sobre a impressão digital produzida. Este processo de laminação a frio (-50oC) é opção quando se pretende intervenção apenas numa das faces do material , ou se o substrato usado na impressão não suporta o calor necessário com laminação térmica (a quente 170oC)para plastificar de modo a proteger ou conferir um aspecto ou textura especifica nas imagens impressas.

O documento é então enviado através de um conjunto de rolos no equipamento de laminagem, onde o filme é enrolado no topo do documento e o adesivo. A pressão é aplicada, o que distribui uniformemente o adesivo e as ligações da película a impressão . O adesivo aplicado até curar e dissolver de imediato apresenta um ligeiro embaciado «Silvering» que com tempo, calor ou pressão desaparece tornando-se cristalino.

Após laminadas as impressões estas permitem a aplicação em superfícies planas ou curvas, Tal como nas películas para impressão digital existem na laminação, diferentes gamas de adesivos monoméricos, poliméricos cast ou termo-moldáveis com variações para utilizações especificas, as suas características, do substrato e da laminação devem ser comuns.

As vantagens deste processo resumem-se a:
– Realça as cores da imagem e manter a sua vivacidade.
– Prolonga a duração da fiabilidade de cor da imagem (+30% resistência UV).
– Protege da radiação UV e dos efeitos abrasivos ou risco.
– Protege do graffity, permite a utilização de produtos de limpeza sobre a imagem
– Laminação anti-derrapante para aplicações solo e terem tração.